segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Os Segredos de Uma Encantadora de Bebês

Essa é a dica do livro que tem me ajudado muito nessa vida super agitada de mãe, esposa, dona de casa e mulher. Sim, porque não podemos esquecer que somos mulheres e temos que dedicar alguns minutinhos do dia para nós!

A chegada de um bebê dá uma boa bagunçada na rotina da família, mas a autora do livro, Tracy Hogg, mostra que a bagunça pode ser organizada. Ela criou um programa bem simples e fácil de aplicar, mesmo que o bebê já esteja habituado a uma rotina muito irregular. É possível em algumas semanas ajustar o bebê a este método. Acreditem, eu consegui!

Chama-se  EASY, que significa:

E- EAT: Comer
A- ACTIVITY: Atividade
S- SLEEP: Dormir, soneca
Y- YOU: Você

Tracy prega que essa é a rotina com a qual os pais devem conduzir o bebê: comer, realizar alguma atividade (brincar, trocar fralda, tomar banho etc.), depois vem a soneca e, enquanto ele dorme, você se dedica um pouco a cuidar de si. Pode-se tirar um cochilo junto com o bebê, ou, para as mais vaidosas como eu, cuidar do corpo, da aparência! Lembrem que uma mãe saudável e de bem com a vida tem mais energia para cuidar dos filhotes.

Além disso, ela orienta que deve haver muito respeito à criança, tratá-la como uma pessoa, avisá-la de tudo que será feito, conversar bastante, chamá-la pelo nome, pois acredita-se que o bebê entende melhor e se sente confiante diante de quem está executando cada ação.

A encantadora tem outra técnica chamada SLOW que ensina a detectar do que o bebê está precisando e, consequentemente, gerar mais autoconfiança nos pais. A saber:

S- STOP: Pare, lembre que o choro é a linguagem do bebê
L- LISTEN: Escute, o que este choro significa?
O- OBSERVE: O que o bebê está fazendo? O que se alterou?
W- WHAT'S UP?: O que está acontecendo? Com base no que escutou e observou, avalie e tome a atitude adequada.

No livro é possível identificar, de acordo com as características do seu filho, a que tipo de bebê ele mais se assemelha e também de acordo com as suas características o tipo de pais que vocês mais se parecem. A depender desses tipos existem maiores facilidades ou dificuldades na interação com a criança e na criação de uma rotina.

Isso é só um relato bastante resumido do livro que me ajudou bastante e depois que eu li, percebi que deveria ter lido quando ainda estava gestante. Por isso, recomendo-o muito. 

Segue abaixo uma citação que gostei muito e preciso compartilhar:


"Ter um bebê é o evento mais desafiador que você experimentará na vida. A simples ideia de nos adaptar a um estilo de vida totalmente diferente já nos atemoriza. Além disso, ter um bebê provoca muito isolamento. Os novos pais sempre pensam que são os únicos a se sentir incompetentes ou a enfrentar problemas com a amamentação. Querida leitora, espero que você ouça minha voz por meio deste livro. Você precisa saber que a falta de sono e a sensação de opressão não duram pra sempre e que, nesse meio tempo você está dando o melhor de si. Você precisa ouvir de alguém que isso também acontece com outros pais e que essa é apenas uma fase da vida..."

Exatamente, ter um filho é tudo isso que ela falou e mais um pouco, mas aos poucos a gente percebe o quão gratificante é se dedicar a um pequeno ser que está a se desenvolver, descobrindo o mundo. A cada dia o amor cresce, a ponto de parecer que não cabe mais no peito e você sente transbordar.

As minhas primeiras semanas com Rodriguinho em casa foram bem difíceis, ele não pegava o peito muito bem, chorava e se irritava porque não conseguia. Eu tinha que ordenhar as mamas com a bomba de tirar leite várias vezes no dia. À noite, ele acordava de hora em hora e eu pensava que ia morrer rs! O cansaço era extremo e não podia sair de casa. Detalhe: eu adoro uma rua rs!

Mas eu tive paciência e persisti, até que ele aprendeu a fazer a pega correta, ao mesmo tempo que eu também aprendi a amamentá-lo. Hoje ele mama super bem, dorme muito bem (claro que ainda acorda pra mamar), mas às vezes dorme até 5 horas seguidas, o que é o céu! 

Enfim, tudo aquilo que eu pensava que não ia acabar nunca, passou! Agora eu já o entendo melhor e me sinto mais confiante por isso. Este livro foi parte muito importante neste aprendizado.



Espero com este relato ter ajudado às mamães que precisam tanto conhecer as experiências de outras mães e perceber que quase todo mundo passa pelas mesma coisas. Acreditem, passa, tudo passa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário